Volta às aulas: Carta enigmática e pintura com legenda
Essa atividade é indicada para o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivoo desenvolvimento do raciocínio lógico, a realização de interpretação e inferências no processo de decifrar a mensagem enigmática, além da brincadeira com as sílabas para formar as palavras que compõem o texto. Também objetiva a leitura de legenda e a habilidade de realizar as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
A carta enigmática contribue para o desenvolvimento da inferência por parte do estudantes, algo bem difícil em desenvolver e que demanda bastante trabalho, além de ser bem divertida e estimular o espírito investigativo da garotada.
O conteúdo da carta enigmática é:
"Estamos de volta à escola!
Espero que tenha descansado e se divertido nas férias e agora tenha muita energia para aprendermos!
Você é importante para mim!
Sua professora."
Na atividade seguinte, os estudantes deverão realizar as operações sugeridas. Feito isso, os alunos deverão observar a legenda abaixo da imagem para pintá-la com as cores corretas, conforme os resultados obtidos nas operações. A imagem é parte do acervo de Romero Britto, um pintor brasileiro contemporâneo, que pode ser tema da sua aula do dia, completando com a leitura e interpretação da biografia do autor.
Aproveite a volta às aulas para estimular também a linguagem oral, em que cada participante conte um pouco sobre o período de férias em casa, procure perceber as trocas orais, bem como posturas, entonação e gesticulação, para perceber possíveis dificuldades em se expressar, para que possam ser trabalhadas em outro momento, estimulando a partipação em debates, apresentação de trabalhos, declamação de poemas, contação de histórias, entre outras formas de trabalhar a oralidade dos estudantes.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
HABILIDADES:
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP04- Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
EF15LP14- Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
EF15LP18- Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF04MA05- Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
EF15AR01- Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR03- Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
EF15AR04- Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)